Dieta dos Pontos

A Dieta dos Pontos foi desenvolvida nos anos 1970 pelo endocrinologista Alfredo Halpern, da Universidade de São Paulo. Esta dieta virou referência por ser possível perder peso sem ter que cortar as guloseimas ou outros alimentos calóricos.

Então, se você que emagrecer mas procura liberdade para montar um cardápio onde pode comer de tudo, essa dieta pode ser para você.

Uma coisa é peso, outra é saúde. Os quilos acusados na balança são relativos. Um magro com abdômen inflado que come carne vermelha todo dia pode ter um organismo mais desgastado do que alguém ligeiramente gordo, só que sem barriga e com uma dieta balanceada.

O sistema do doutor Alfredo Halpern sempre vai ajudar a emagrecer ou a manter o peso sem restrições.

Como funciona a Dieta dos Pontos

A proposta desta dieta é transformar as calorias dos alimentos em pontuação onde é estipulado o numero de pontos que você pode consumir por dia.

No modelo mais utilizado, 1 ponto equivale a 3,6 calorias, assim você só precisa cuidar para não ultrapassar um número máximo de pontos por dia. 

O cálculo varia de acordo com sua idade, peso, gênero, altura e se você pratica ou não atividades físicas, mas esta avaliação deve ser feita por um médico ou nutricionista.

O curioso é que nesta dieta, nada é proibido, sendo liberado até mesmo doces, refrigerantes e gorduras em geral, desde que você obedeça a pontuação.

Apesar de parecer um tanto quanto atrativo e fácil, a Dieta dos Pontos acaba tornando o desafio ainda maior, já que o objetivo é ir somando a pontuação dos alimentos consumidos durante o dia, tomando cuidado para não ultrapassar o limite. 

O problema é que alguns alimentos terão pontuações bem maiores que os outros, então, se você exagerar naquele seu docinho preferido, pode correr o risco de ter que passar o resto do dia se comer.

Por isso, a orientação e o acompanhamento de um profissional pode te ajudar a fazer combinações inteligentes de forma que sua busca pela perda de peso não vá para o ralo.

Assim como na maioria dos programas para emagrecimento saudável, para perder de 3 a 4 kg você não deve ultrapassar a quantia de 1200 calorias diária, o que na Dieta dos Pontos equivale consumir 330 pontos por dia.

Conforme recomenda a dieta, você deve distribuir a pontuação entre os grupos de nutrientes essenciais conforme a seguir:
Carboidratos: entre 50% e 60% = 165 a 198 pontos
Proteínas: de 10% a 15% = 33 a 55 pontos
Gorduras: 30% = até 99 pontos

Tabela da Dieta dos Pontos

Confira abaixo as tabelas da Dieta dos Pontos

Não pontuam

Todos os alimentos deste grupo estão liberados.

Vegetais

Nesse grupo, 2 colheres de sopa somam 10 pontos.

Carnes e ovos

Leite, queijos e gorduras

Cereais

Frutas

Deseja fazer a dieta dos pontos? Confira esse E-book com tudo o que você precisa saber e o passo a passo para emagrecer seguindo essa dieta: Dieta dos Pontos

Confira esta e outras dietas em nossa Lojinha Fit: Dietas saudáveis aqui!

Compartilhe 🙂