Dieta Ravenna
A Dieta Ravenna é um método baseado em alguns fatores importantes, como a redução de calorias (de 800 a 1.200 por dia), por exemplo.
Além disso, durante a dieta, ocorre o monitoramento de exercícios físicos e também a participação em grupos de terapia.
Seu criador, o médico e psicanalista argentino Máximo Ravenna, afirma ter ajudado mais de 50 mil pessoas em todo o mundo.
Ravenna afirma ainda que sempre atuou buscando promover uma relação saudável entre as pessoas e o que elas comem.
Apesar de não ser tão conhecida, sabe-se que no Brasil já existem três centros terapêuticos que fazem uso do método Ravenna.
Estes centros ficam localizados nas cidades de Salvador, Brasília e São Paulo.
Como funciona a Dieta Ravenna
Essa dieta é dividida em 3 partes:
- Corte: elimina-se hábitos de excessos, exageros no tamanho das porções e a necessidade de ter que se alimentar a toda hora;
- Medida: aqui ocorre a medida do tamanho das porções que podem ser ingeridas;
- Distância: esta fase consiste em determinar a duração do intervalo entre as refeições, além de definir quais alimentos deverão ser evitados.
Durante o processo, é criado um plano alimentar diário individual a cada pessoa, dando atenção aos alimentos de baixas calorias.
Pelo menos quatro refeições por dia devem ocorrer, agregando ainda a inclusão de vitaminas, sais minerais e aminoácidos ao tratamento.
No inicio ocorre a perda de peso, pois é onde acontece a restrição de carboidratos, onde a ingestão de calorias fica limitada a 800 a 1.200 calorias.
Durante a manutenção ocorre a reintrodução de todos os alimentos, com acompanhamento nutricional e reeducação alimentar, sendo, enfim, para a vida toda.
Acredita-se que, uma vez que o paciente atinge o peso ideal, precisa focar na etapa da manutenção do corpo.
Cardápio durante a Dieta
Durante as quatro refeições liberadas, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, não há necessidade de eliminar nenhum grupo alimentar.
Porém, não são permitidos os carboidratos simples, como pães, massas, bolos e doces industrializados.
Isto porque, este grupo de alimento contém um alto índice glicêmico, podendo ser absorvidos rapidamente pelo organismo. Este fator, portanto, pode resultar em picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue, e, consequentemente no aumento do apetite.
Durante a Dieta Ravenna ocorre também a restrição de outros alimentos como os queijos amarelos e as frituras. Porém, após o emagrecimento, esses alimentos podem ser introduzidos novamente à dieta, desde que sejam ingeridos com atenção ás quantidades.
Alimentos liberados na Dieta Ravenna
Na lista alimentos aconselhados durante a dieta estão os ricos em fibras, os que contem baixo índice glicêmico, as frutas cítricas, os alimentos termogênicos e as proteínas magras encontradas facilmente no peixe e no frango.
Suplementos adicionais
Devido a baixa ingestão de calorias, pode ser necessária realizar a suplementação durante a dieta Ravenna, do contrario, pode haver deficiências nutricionais ao organismo seu organismo.
Como a dieta é única a cada paciente, a receita correta da suplementação a ser ingerida, bem como sua dosagem pode variar de pessoa para pessoa, dependendo muito também da evolução do processo de emagrecimento.
A Dieta Ravenna é segura?
Como a média de calorias indicadas nessa dieta varia de 800 e 1200 calorias por dia, você corre o risco de não oferecer a quantia suficiente de nutrientes que seu corpo necessita.
No entanto, não é possível determinar com precisão se a dieta Ravenna faz mal à saúde ou não, por isso é de suma importancia o acompanhamento de um profissioal da área para avaliar o eu caso.
Indicações:
Você pode gostar:
500 Receitas Zero Calorias e Glúten
AS COMIDAS MAIS DELICIOSAS NAS VERSÕES
- BAIXAS CALORIAS
- ZERO AÇÚCAR
- ZERO GLÚTEN
- SEM LACTOSE
- LOW CARB