Dieta Dash

Entre os tipos diferentes de dietas, está a Dieta Dash, que leva esse nome pois a palavra DASH vem do inglês Dietary Approaches to Stop Hypertension (Métodos para Combater a Hipertensão). 

Essa dieta foi criada na década de 90 por cientistas norte-americanos com a finalidade de ser testada em indivíduos com problemas de hipertensão.

Por isto, o objetivo principal é ajudar a diminuir a pressão arterial. Porém tem sido utilizada por quem deseja perder peso e controlar a diabetes, já que tem uma escolha de alimentos mais balanceada. 

Com uma alimentação rica em fibras, acaba ocorrendo a redução dos níveis de colesterol, resultando na perda de peso. 

Quem pode fazer a Dieta Dash

A dieta DASH é uma opção alimentar indicada para diversas pessoas, mas seu público-alvo principal é formado por indivíduos que buscam uma alimentação saudável e equilibrada, com o objetivo de controlar ou prevenir problemas de saúde, como a hipertensão arterial.

Pessoas que sofrem de hipertensão ou pré-hipertensão são um público-alvo particularmente importante para a dieta DASH.

Isso porque a dieta foi desenvolvida para ajudar a controlar a pressão arterial e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Além disso, pessoas que têm histórico familiar de doenças cardiovasculares, diabetes ou outras condições de saúde relacionadas à alimentação também podem se beneficiar da Dieta Dash.

A dieta DASH pode ser adotada também por pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e equilibrada, com o objetivo de manter um estilo de vida saudável, prevenir doenças crônicas e melhorar a qualidade de vida.

Baseada em alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras, e é baixa em sódio, gorduras saturadas e açúcares adicionados.

Isso a torna uma opção saudável para pessoas de todas as idades que desejam adotar uma alimentação equilibrada.

Portanto, o público-alvo da dieta DASH inclui indivíduos de todas as idades, gêneros e estilos de vida que buscam uma alimentação saudável e equilibrada, com o objetivo de prevenir doenças, manter a saúde em dia e ter mais qualidade de vida.

Alimentação Dash

Os alimentos liberados na Dieta Dash, ricos em nutrientes, ajudam a baixar a pressão arterial, pois reduzem a quantidade de sódio no organismo, sendo portando liberados os laticínios magros, além das frutas e verduras.

Desta forma, a Dieta Dash tem como base principal a ingestão de alimentos que possuem nutrientes cuja ação é capaz de regular a pressão arterial.

Confira a média de cada grupo indicados ao dia:

  • Frutas e legumes: 5 porções
  • Carboidratos:7 porções
  • Produtos lácteos magros: 2 porções
  • Carne magra: 1 ou 2 porções
  • Nozes e sementes: 2 a 3 vezes na semana.

Enquanto nas dietas padrões são aceitos até 2.300mg/dia, nas Dieta Dash a quantidade aceita no máximo 1.500mg.

Confira os alimentos devem ser evitados:

  • Sódio em excesso;
  • Doces e outros alimentos com alto teor de açúcar;
  • Alimentos feitos a base de farinha branca;
  • Carnes processadas;
  • Gorduras.

Por fim, é importante ressaltar que, por ter como objetivo a redução da pressão arterial,  pessoas que sofrem com pressão baixa devem evitar esta dieta, pois podem apresentar sintomas como tontura e mal-estar. 

Lembrando que esta Dieta não tem como meta principal perda de peso, mas isso acaba ocorrendo devido ao tratamento, podendo sim perder alguns quilos não desejados.

Então, se você pretende fazer esta dieta e quer potencializar a queima de gordura, saiba que é possível adicionar alimentos que contribuem para isso, como os termogênicos, por exemplo.

Benefícios da Dieta Dash

A principal característica desta dieta é a adoção de um hábito alimentar saudável devido as grandes quantidades de frutas e vegetais.

Isto acaba resultando em um elevado consumo de cálcio, como leite e derivados, além de incentivar a redução de gordura saturada.

Já a perda de peso acontece quase que naturalmente devido a elevada quantidade de fibras que acaba resultando em maior saciedade. Confira alguns benefícios:

Dieta DASH - Receitas Fáceis e Saudáveis
  • Reduz o risco de desenvolver obesidade.
  • Redução da pressão arterial e prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Prevenção de doenças crônicas, como diabetes, obesidade, doenças cardíacas e derrames.
  • Redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL).
  • Perda de peso e manutenção do peso saudável.
  • Melhora a digestão e reduz a constipação.
  • A dieta é rica em antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres que podem levar a danos celulares e, com isto, reduz o risco de câncer.
    SAIBA MAIS

Como começar a Dieta Dash

Vista como um padrão alimentar, a Dieta Dash já faz parte de um estilo de vida saudável, podendo ser, portanto, mantida para toda a vida.

Confira algumas dicas para você começar:

  • Comece reduzindo o consumo de alimentos processados, ricos em sódio, ou congelados;
  • Reduza a quantidade de sal que você normalmente tempera a comida;
  • Diminua o consumo de carne vermelha e gordura saturada;
  • Inclua mais alimentos fontes de gorduras boas, e grãos integrais;
  • Aumente o consumo de fibras e vegetais;
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em cálcio.

Suplementação

Para potencializar os resultados, você encontra uma grande variedade de suplementos ou receitas no mercado fitness, entre alguns fundamentais para a saúde do organismo, como o whey protein, por exemplo.

Busque por produtos de alta qualidade, segurança e eficácia, para não ter problemas e dores de cabeça no futuro e, o mais importante, peça ajuda de um nutricionista para montar a dieta ideal para você.

Indicações para saber mais:

Hipertensos Saudáveis
Hipertensos Saudáveis
VER MAIS
Dieta DASH - Receitas Fáceis e Saudáveis
Dieta DASH – Receitas Fáceis e Saudáveis
VER MAIS
Proteínas Veganas
VER MAIS
300 Receitas Proteinadas
300 Receitas Proteinadas
VER MAIS
Compartilhe 🙂