Benefícios do chá de alecrim

Hoje em dia, muitas pessoas procuram ervas medicinais para cuidar a saúde, por isso fomos em busca de informações sobre os Benefícios do chá de alecrim.

O alecrim é uma erva muito usada na culinária para adicionar sabor aos alimentos sendo também o ingrediente chave em molhos, receitas de pizza e vinagretes. Como as folhas são aromáticas e doces, também podem ser adicionadas para dar sabor a carnes e sopas. 

Embora seu potencial culinário não tenha limites, poucas pessoas conhecem os benefícios do alecrim à saúde, tanto que a planta já é objeto de muitas pesquisas atuais, por isso a planta vem sendo cada vez mais utilizada em forma de chá.

O consumo da planta traz resultados benéficos á saúde e é indicado a quase todas as pessoas que desejam fazer uso do alecrim para tempero ou para fins medicinais.

Uma colher de sopa de alecrim não fornece micronutrientes significativos, porém, esta quantia possui vitamina A, vitamina C, vitamina B6 e ácido fólico. Entre os minerais existentes no alecrim estão o cálcio, ferro, magnésio e manganês.

1. O uso do chá de alecrim melhora a digestão

O chá de alecrim quando ingerido um pouco antes, ou até mesmo logo após o almoço ou jantar, ajuda a melhorar o processo digestivo, pois age no combate à acidez e o excesso de gases, diminuindo a distensão abdominal.

2. Diurético

O alecrim pode ser usado em dietas, pois sua função diurética  ajuda a reduzir medidas e combater a retenção de líquidos. Sua eficácia se dá devido o aumento da produção de urina, que estimula o organismo a eliminar os líquidos e toxinas acumuladas no corpo.

3. Combate o cansaço mental

Os benefícios do alecrim são muito utilizados na melhora do funcionamento cerebral, auxilando pessoas que passam por períodos de estresse, sendo eficaz também no alívio da ansiedade.

Estudos indicam ainda que o extrato da folha de alecrim pode ser capaz de tratar e prevenir a demência.

O uso do chá de alecrim pode ser um ótimo auxiliar no tratamento de pessoas que sofrem de Alzheimer, pois o uso frequente da erva pode evitar a perda de memória.

4. Aromaterapia

O óleo de alecrim é usado em aromaterapia, e essa mistura de alecrim e hortelã funciona bem para ajudar a limpar sua mente. Um estudo descobriu que inalar óleo de alecrim pode aumentar a atividade das ondas cerebrais, diminuir a sonolência e até melhorar o humor.

5. Saúde do fígado

O alecrim pode auxiliar no bom funcionamento do fígado, ajudando também a diminuir dores de cabeça, geralmente vindas depois de excessos com bebidas alcoólicas ou má alimentação.

Porém, apesar do seu efeito protetor, ainda não se sabe qual a eficácia desse chá contra doenças do fígado, desta forma, quem sofre dessa doença não deve fazer uso sem uma indicação médica.

6. Saúde da pele e dos cabelos

Algumas pesquisas sugerem que o óleo de alecrim, quando aplicado no couro cabeludo é muito eficaz para ajudar os homens com calvície, além de favorecer o crescimento dos cabelos.

Muitas pessoas usam o chá de alecrim sem açúcar para lavar os cabelos, entre seus beneficiosos, destacam-se o fortalecimento e crescimento dos fios, combate a oleosidade e a caspa. O crescimento dos fios se dá devido a melhora na circulação do couro cabeludo.

Óleos essenciais contendo alecrim também são responsáveis por adiar o envelhecimento precoce da pele.

7. Artrite e inflamações

Óleos contendo alecrim têm sido usados para aliviar dores musculares e articulares associadas à artrite e também melhorar a circulação.

O consumo de chá de alecrim é uma ótima opção para combater  inflamações e aliviar dores, inchaços e mal estar. Sendo muito eficaz no combate a inflamação no joelho, tendinite e inflamações estomacais como a gastrite.

8. Melhora a circulação

O alecrim é de grande ajuda para quem sofre com problemas circulatórios. As propriedades do alecrim melhoram a circulação e evitam a formação de trombos, responsáveis por obstruir a circulação. 

9. Prevenção do câncer

Sabe-se que, em alguns estudos realizados com animais, o alecrim foi capaz de diminuir o desenvolvimento de células tumorais. Isso se deve devido a sua propriedade antioxidante.

10. Doença de gengiva (gengivite)

Fazer enxágue bucal duas vezes ao dia, com alecrim e outros ingredientes ajuda a reduzir o sangramento e o inchaço em pessoas com doença gengival. 

11. Pressão arterial baixa (hipotensão)

Apesar de ter sido descoberto como um benefício temporário, um estudo preliminar demonstrou que tomar óleo de alecrim pode aumentar a pressão arterial em pessoas com hipotensão.

Confira mais alguns benefícios do chá de alecrim.

  • Tem ação expectorante
  • Melhora inflamações e gripe
  • Tem forte ação antioxidante
  • Previne derrames e doenças cerebrais degenerativas
  • Ajuda na digestão
  • Combate azia
  • Diminui os gases.
  • Diurético: reduz medidas
  • Combate o mau hálito
  • Função detox
  • Antisséptico
  • Depurativo
  • Antibiótico

Contraindicações

Quem pode tomar chá de alecrim:
Apesar de ser considerado seguro, o chá de alecrim, se consumido em excesso pode causar náuseas e vômitos. Se você sofre de pressão alta e toma medicamentos, o chá de alecrim pode causar hipotensão.

Quem pode fazer uso do óleo de alecrim:
Para evitar irritações, recomenda-se não aplicar o óleo de alecrim diretamente sobre a pele ou em feridas abertas. Precauções também ao grupo de pessoas que sofrem com crises epiléticas.

Precauções:

  • O chá de alecrim deve ser evitado durante a gravidez e a amamentação.
  • Crianças menores de com menos de 5 anos também não devem fazer uso da erva.
  • Quem possui doença do fígado deve evitar o uso do chá de alecrim, pois a erva possui substancias que promovem a saída da bílis, podendo piorar os sintomas e a doença.
  • O óleo de alecrim, presente no chá, pode estimular  crises em pessoas com epilepsia.

Confira o vídeo especial sobre os benefícios do alecrim.

Benefícios do Chá de alecrim

Assuntos relacionados:
Os melhores chás para emagrecer e perder barriga
Para que serve chá de hibisco
Chá de Hibisco Emagrece Mesmo
4 Tipos de Chás e seus Benefícios


Selecionados para você:

Compartilhe 🙂