Dieta Dukan
A Dieta Dukan leva este nome pois foi criada por um médico nutrólogo chamado Pierre Dukan. Esta dieta, assim como tantas outras, prevê a redução de carboidratos e o consumo proteínas em grande quantidade.
A Dieta Dukan é uma opção incrível para quem busca emagrecer de forma saudável e com muito prazer. Com base em proteínas deliciosas, essa dieta é fácil de seguir e oferece resultados efetivos.
Além de promover a perda de peso, a Dieta Dukan também ajuda a manter o corpo equilibrado e saudável.
A Dieta Dukan é uma opção eficaz para quem deseja emagrecer sem passar fome ou abrir mão de uma alimentação variada.
Além disso, a dieta ajuda a manter o peso alcançado, pois ensina a seguir uma alimentação saudável e equilibrada.
Como funciona a Dieta Dukan
O diferencial da Dieta Dukan é que ela é dividida em 4 fases, onde nas fases 1 e 2 ocorre a perda de peso e nas duas últimas deve haver a estabilização. Cada fase tem objetivos específicos e diferentes quantidades de proteínas, verduras e gorduras.
Isso se baseia em uma estratégia nutricional que se concentra no consumo de proteínas nas refeições.
Na primeira fase, chamada de “Ataque”, o objetivo é perder peso rapidamente consumindo apenas proteínas.
Nas fases seguintes, são adicionadas verduras e gorduras saudáveis, ajudando a manter o equilíbrio nutricional, confira:
Fases da Dieta Dukan
Fase 1 – Ataque:
Esta fase dura cerca de 7 dias e é onde você emagrece mais, podendo perder até 5 kg.
Fase 2 – Cruzeiro:
Aqui, o emagrecimento diminui e as saladas entram no cardápio, além de outros alimentos.
Fase 3 – Consolidação:
Ocorre a adição dos demais alimentos, como pães integrais, carboidratos, queijos, etc.
Fase 4 – Estabilização:
Nesta fase é onde são liberados todos os demais alimentos, com a condição de que você faça uma caminhada e coma uma colher de aveia todos os dias.
Vantagens e Benefícios da Dieta Dukan
A Dieta Dukan é uma estratégia nutricional e eficaz, que ajuda a alcançar o corpo dos sonhos. Quem adota esse estilo de vida sente a diferença na sua saúde e bem-estar.
Confira alguns benefícios:
- Proteínas: A base da dieta é o consumo de proteínas, que ajudam a manter a saciedade, aceleram o metabolismo e evitam a perda de massa muscular durante o processo de emagrecimento.
- Personalizada: Cada pessoa é única e a Dieta Dukan leva isso em consideração, oferecendo planos alimentares personalizados de acordo com as necessidades individuais de cada um.
- Prazerosa: A dieta não requer privações ou alimentos sem sabor. Pelo contrário, oferece uma ampla variedade de opções deliciosas e saudáveis para manter a motivação e o prazer durante todo o processo.
- Eficaz: Com a combinação de proteínas, personalização e prazer, a Dieta Dukan é uma estratégia nutricional comprovada e eficaz para o emagrecimento saudável e duradouro.
- Emagrecimento rápido
- Controle de saciedade
Quais os riscos e cuidados da dieta Dukan
Por mais que este tipo de dieta pareça tentador, alguns nutricionistas alertam sobre a alta quantidade de gordura saturada e de colesterol, o que pode contribuir para o aumento colesterol ruim (LDL). Daí a importante de pedir ajuda a um profissional da área.
Outro alerta é que nesta dieta há muita privação de sais minerais, vitaminas e fibras, podendo resultar na falta de energia, e no desconforto gástrico devido ao processo de digestão mais lento das proteínas.
O baixo consumo de carboidratos também pode ser um problema, podendo causar em alguns casos compulsão alimentar, ou seja, você pode sentir vontade de consumir doces e outros tipos de carboidratos simples.
Um alerta para quem for aderir a Dieta Dukan é que, na primeira fase, devido à restrição de carboidratos, pode haver falta de energia para praticar exercícios e atividades que exigem mais do corpo.
Por esse motivo, muitas pessoas que aderem a esta dieta sem o acompanhamento ou conhecimento adequado desistem no meio do caminho.
A Dieta Dukan é contraindicada as pessoas com histórico de doença renal, já que, esse grupo deve ingerir menos proteína, outro grupo também que deve evitar essa dieta são as pessoas que sofrem com transtornos alimentares.
Já os pacientes com casos de diabetes também devem restringir a dieta, isso se deve ao risco risco de ocorrerem episódios de hipoglicemia, tonturas e dores de cabeça.
Desafios da dieta Dukan
Se você não tem conhecimento e pretende fazer esta dieta, deve cuidar para que não ocorra a perda de massa muscular, por isso é de grande importância o acompanhamento de um nutricionista para ajustar a quantidade de proteínas e carboidratos na alimentação.
Apesar de os resultados serem animadores para quem tem a perda de peso como objetivo, a dieta exige muito esforço de quem a adere.
Devido a restrição das fibras e da variedade dos alimentos na primeira fase, a dieta pode ser difícil de seguir, mas na segunda fase, as coisas tendem a se estabilizar.
Enquanto algumas pessoas podem sentir uma grande facilidade na dieta, outras podem achar mais complicada. Os resultados portanto, vão depender de cada perfil.
Indicações:
Saiba mais sobre a Dieta Dukan clicando AQUI.
Confira esta e outras dietas em nossa Lojinha Fit: Dietas saudáveis aqui!